quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Top dos Tops 80's



A década de 1980, The 80's, foi um período cheio de identidade. A estética oitentista é facilmente reconhecida, havia muita cor na maneira de se vestir das pessoas e elas usavam penteados bem espalhafatosos, o brega definitivamente era chic nos anos oitenta. No cenário musical, os anos 80 foram muito promissores, onde muitas das hoje clássicas bandas de rock tiveram sua melhor época, tais como Bon Jovi, Europe, Scorpion, Van Halen, AC/DC, Guns N' Roses. Clássicos do heavy metal também se consagraram na época e podemos destacar Metallica, Iron Maiden e Slayer dentre as principais. Foi também nos anos 80 que os maiores ícones do pop de todos os tempos atingiram seu ápice: Michael Jackson e Madonna.

Neste post você vai conferir ano a ano da década de 80 e descobrir quem foram os artistas que por mais tempo ficaram no top #1 da Billboard Hot 100, a principal parada americana.


No ano de 1980 a banda que mais ficou no topo das paradas foi Blondie, com o single Call Me. Aquele foi um ano decisivo para Michael Jackson, que finalmente deixou o The Jackson 5 e embarcou naquela que seria a carreira solo mais bem sucedida de todos os tempos. Jackson emplacou o hit Rock with You em 1980. O Queen também esteve por duas vezes nas paradas deste ano, com os singles Crazy Little thing Called Love e Another One Bites the Dust.




No ano de 1981, foi uma clássica love song que se manteve por mais tempo na primeira posição. Endless Love, de Diana Ross e Lionel Richie ficou nada mais, nada menos, do que 9 semanas ocupando a primeira posição, quando perdeu o posto para Best That You Can Do, de Christopher Cross.




Em 1982 o rock volta ao topo e novamente através de uma banda cuja vocalista é uma mulher. Estou falando de Joan Jett and the Blackhearts, com a música I love Rock 'N' Roll. Poucos sabem, mas essa música não foi gravada pela primeira vez por Joan Jett, mas sim pela banda The Arrows em 1975. No entanto, foi na voz de Joan que a música estourou e se tornou praticamente um hino de uma geração.




Este foi um ano de grandes hits e além do campeão, The Police, com Every Breath you Take, terei também que dar um espaço merecido ao vice-campeão, Michael Jackson, que por uma semana não empatou, mas que emplacou dois singles quase que seguidos: Billie Jean e Beat it.






No ano em que nasci, Van Hallen esquentava as paradas com o mega hit Jump. Meses depois dele, Prince também ocupou o primeiro lugar pelo mesmo número de semanas com a música When Doves Cry. Lá no finalzinho do ano, discretamente, surgia pela primeira vez um grande nome na música e ela gostava de ser chamada de Madonna.




A garota rebelde que surgiu no natal de 1984 se manteve no topo em 1985. Madonna e seu single politicamente incorreto perante a moral vigente, Like a Virgin, foi incansavelmente executado nas rádios aquele ano. Infelizmente, por direitos autorais não poderei pra postar o clipe original, então postarei sua participação no VMA do ano anterior. Porém, o ano de 1985 foi marcado por um empate, pois além de Like a Virgin, o estrondoso sucesso We Are The World esteve no topo pelo mesmo número de semanas consecutivas. A canção fazia parte da campanha Usa for Africa e envolveu a maioria dos grandes artistas daquela época, tais como Michael Jackson, Cindy Lauper, Ray Charles, Diana Ross, Bob Dylan, Bette Midler, Stevie Wonder, Harry Belanfonte, Kenny Rogers, entre outros. Se tornou um clássico instantâneo.







Em 1986, novamente uma música romântica consegue suplantar os hits animados que costumam se manter nas paradas. Dessa vez, foi Dionne Warrick and Friends, com a música That's What Friends Are For que conseguiu o feito de se manter por mais tempo no topo das paradas americanas.




Foi neste ano que o Bon Jovi se consolidou de vez, emplacando seu segundo single no primeiro lugar e, desta vez, por quatro semanas consecutivas. Livin' On a Prayer foi a música mais executada de 1987, que também contou com o sucesso Alone, do Heart, no primeiro lugar das paradas por um longo período.






O vencedor deste ano não é muito conhecido. Trata-se de Steve Winwood com o single Roll With It. Neste ano, a mundialmente conhecida Sweet Child O' Mine, do Guns N' Roses, também surgiu nas paradas.






Finalizando o nosso top dos tops anos 80, no ano de 1989 foi um outro membro da família Jackson que pisou no posto mais alto das paradas. Tratava-se de Janet Jackson, com o single Miss You Much. Aquele foi um ano das mulheres, pois além de Janet, Madonna, Paula Abdul e Debbie Gibson também se mantiveram por um bom tempo no topo. Essa última, por sinal, alcançou o topo com uma das músicas românticas mais famosas de todos os tempos, chamada Lost In Your Eyes.




Bom é isso! Dependendo da aceitação do post faremos uma nova linha do tempo. Dessa vez sobre os anos 90. See ya!

7 comentários:

Anônimo disse...

Quando mais se olha pra tras..
Mas as musicas são boas..

Wendell disse...

Pois é, sou suspeito para falar, adoro as músicas mais antigas. Acho que as letras eram mais bem trabalhadas e não tinham apenas aquela melodia "chiclete", muito usada nos dias de hoje, que faz uma música, sem conteúdo algum, grudar na sua cabeça durante dias até que você não aguente mais ouvi-la. As músicas da década de 80 são as melhores!

Anônimo disse...

E queen? Cade?

Luís disse...

Eu acho que não tem Queen, pq durante a década de 80, mesmo eles tendo alcançado o topo várias vezes, seus singles não foram os que ficaram por mais tempo durante os respectivos anos, por isso não deve estar na lista...

Paula disse...

adorei o post , tô esperando o top dos tops 90's ^^

Wendell disse...

Olá, fico feliz que tenha gostado e comentado! Pode aguardar que em breve prepararei outro Top dos Tops. Dessa vez os cantores e bandas serão mais conhecidos da galera, já que é um período relativamente mais recente.

Anônimo disse...

Gente, acho q to velho... Lembro de tudo isso quando ainda era novidade. Bons tempos musicais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...