segunda-feira, 16 de julho de 2012

Momento Nostalgia: VideoGame


Ao longo deste ano, o site Uol Jogos tem elaborado alguns documentários mostrando os primórdios das publicações de games no Brasil. O primeiro vídeo, já publicado aqui no Stage One, mostrava como foi o surgimento da Ação Games e os motivos que levaram ao fim da publicação. Dessa vez, a escolhida é a VideoGame que, juntamente com a Super Game Power e a Ação Games, estava entre as mais respeitadas do mercado.

Assim como a Ação Games, a VideoGame surgiu a partir da necessidade de publicações especializadas para o público gamer, já que o mercado de consoles estava em grande ascensão entre o final da década de 80 e início dos anos 90. Numa época onde a internet ainda não existia, as publicações mensais de games eram as únicas fontes disponíveis de informação para o público gamer, bem como, a única forma eficiente que o mercado publicitário tinha de atingir o público masculino jovem por meio de anúncios impressos.

Diferente do que acontece atualmente, os jornalistas da época, mesmo que jovens, tinham tido pouco ou nenhum contato com os games, visto que era uma forma de entretenimento muito recente. A dificuldade em se adaptar ao tema fez com que eles buscassem a ajuda das próprias crianças, cujas impressões sobre os jogos eram transformadas em conteúdo para as revistas. As publicações de games brasileiras criaram naquela época um modo próprio de interagir com o público que constantemente enviava cartas, corrigindo erros ou mesmo fornecendo dicas ainda não publicadas que, muitas vezes, definiam as pautas para as próximas edições.

Assim como ocorreu com a Ação Games, um dos principais fatores que levaram ao fim da VideoGames foi a perda do foco em games, pois ao tentar abranger novos temas, a revista acabou por afastar os leitores de longa data. Confiram a reportagem: 

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinto saudades das revistas de games de antigamente... Como era bom folhear uma, ô época boa!

Unknown disse...

Nossa, eu tinha assinatura da revista XD.
Eu e meu irmão mandamos os golpes secretos do Dragon Ball Z pra revista XD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...